Não sei se já pararam para pensar, mas as empresas de modo geral, sempre vão precisar de matérias primas que não estão dentre os seus produtos de venda, o local que essas empresas vão guardar esses produtos é chamado de almoxarifado.

O conceito além de ser tão importante a ponto de ser objeto de estudo em cursos e faculdades de administração, é muito antigo e vem de muitos anos atrás, quando na verdade não havia a mesma preocupação que hoje, mas que continua representando o que esse local significa hoje em dia.

Conceito de almoxarifado

A definição  é muito simples, sendo de fácil entendimento.

O almoxarifado é o local que deverá ser destinado a armazenar os produtos que a empresa precisará para continuar funcionando.

É importante não confundir isso com o estoque.

O estoque da empresa é o local onde se encontram os produtos que a empresa vende, já o almoxarifado se localizam os produtos que a empresa armazena, mas vai precisar não para vender, mas para continuar fazendo o que faz.

Dentro desses produtos armazenados podem estar por exemplo pranchetas, papéis A4, Grampos, grampeadores, clips, canetas e muito mais.

A importância do almoxarifado organizado

Antigamente o almoxarifado era um local onde as empresas simplesmente colocavam os produtos que precisavam de modo que eles não ficassem organizados, não tendo qualquer preocupação com o que estava ali.

Isso tinha dois problemas, o primeiro deles é o fato de se armazenar por exemplo em locais úmidos coisas que não podem ter umidade e a empresa acabava por perder o produto por conta de má gestão do local.

Outra coisa que acontecia muito era o desperdício de dinheiro por conta de se perder o produto, mas não por conta da umidade, mas porque o produto não era achado, logo não era utilizado e perdia seu prazo de vida útil, sendo então um desperdício muito alto.

Algumas das mudanças que aconteceram foi que pessoas especializadas da área começaram a controlar esses locais, pessoas que aprenderam na faculdade como controlar um almoxarifado, são os chamados almoxarifes.

Foi então que as empresas começaram a perceber a importância da organização deste local.

Outra coisa que acontecia muito nesses locais e não acontece mais é a desorganização, pois agora há algo chamado de “gestão de estoque” que também serve para esse local, que nada mais é do que um controle seja pessoal ou digital dos produtos que existem no almoxarifado.

Sendo assim agora as empresas sabem quais produtos existem ali e não vão precisar mais fazer pedidos para mais produtos quando já existem produtos ali, não precisando desperdiçar produtos.

As funções do almoxarifado também mudaram muito de uns anos para cá, tendo como uma das principais funções assegurar que o material esteja devidamente colocado onde deve, de preferência junto aos outros materiais de seu modelo.

O fato é que poderíamos ficar até amanhã falando das mudanças, no entanto o que é claro é que as empresas estão se preocupando mais com isso e isso é muito importante.

O almoxarifado é uma das partes mais importantes da empresa e isso deve ser inegável.

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