Uma pessoa que entendeu de vez como funciona um sistema de armazenagem, tem que entender ainda que basicamente como funciona cada um dos sistemas de armazenagem que há disponíveis.
Pois é, não se trata de um sistema específico, mas sim de vários sistemas que você escolhe qual mais se adapta à sua empresa.
Toda empresa como bem sabemos eu diferente uma da outra, então porque ter o mesmo sistema de armazenagem? Não faz sentido, não é mesmo? Pois é. Por isso dos mais conhecidos há 5 sistemas que você como dono de empresa pode utilizar para armazenar seus produtos.
Nesse texto vamos falar sobre todos eles e como eles podem reduzir os custos nas empresas.
Sistemas de armazenagem
A primeira coisa que você deve fazer é encontrar um bom gerente de logística, caso queira escolher o sistema, ou mesmo mudar de sistema, só ele vai saber o quanto o sistema a, b ou c vai fazer diferença na sua empresa.
Depois disso você vai entender qual é mais eficiente e se enquadra mais, esse texto tem apenas um resumo dos 5 mais conhecidos, mas recomendamos também pesquisar outros, pois esses podem não ser interessantes para o padrão da sua empresa.
Outra coisa também é que esses sistemas são muito voltados para a parte do estoque em si, por isso você não verá eles atuando em partes como o recebimento do produto, ou a checagem do produto, apenas o estoque.
O primeiro deles é o sistema de estanteria que também é conhecido como sistema “pallets rack” e um dos mais utilizados em empresas.
Ele basicamente é um sistema que aproveita a altura dos armazéns e usa isso a seu favor.
Ele verticaliza a estrutura de distribuição por estruturas de metal e é bem flexível, podendo ser adaptado por várias empresas.
Outro sistema muito conhecido no Brasil é o porta paletes.
Esse sistema basicamente é o mais utilizado pelas empresas, sendo um sistema barato no qual estruturas de aço armazenam os paletes.
Esse sistema precisa de empilhadeiras.
Outro sistema que podemos citar também é o sistema carrossel onde as estantes são formadas por prateleiras, que vão até a área de trabalho.
É um sistema sem muita complexidade e que não tem muitas necessidades, sendo muito usado por indústrias de todos os tipos.
O sistema de armazenagem chamado de mezanino, é como o sistema de estanteria, com uma verticalização do estoque, tendo uma elevação e dois andares, possibilitando armazenar os produtos na parte de cima ou de baixo.
Por fim vamos falar de talvez um dos melhores sistemas que não só se pode, mas inclusive é recomendado que se use com os outros sistemas.
Estamos falando do sistema WS que é o único sistema de armazenagem digital, que você pode controlar seus produtos de forma digital, podendo então descartar todo o controle manual, economizando dinheiro e tempo.
Agora que você conhece os sistemas, é importante ver qual deles cabe na sua empresa e como utilizar dele.