Se você é empresário e tem um estoque onde você armazena seus produtos, talvez você nunca tenha parado para pensar no custo da armazenagem e o quanto ela e seus processos podem sair caro, principalmente se você não coloca isso no preço, impedindo sua empresa de crescer.

Você tem que colocar seus custos na ponta do lápis para que fique claro como vai passar isso para seu consumidor e apesar da armazenagem seguindo os processos ser algo que não é tão caro quanto se pensa, também não é algo muito barato.

São várias coisas que afetam no custo da armazenagem de seus produtos, mas sobre isso vamos falar em outros textos. Nesse momento é importante destacar o quanto pode custar o seu custo de armazenagem.

Como avaliar o seu custo de armazenagem?

Para que você tenha noção do quanto gasta e qual seu custo de armazenagem é bom que antes você separe a sua fábrica em divisões e não misture coisas que não tem relação com a armazenagem na armazenagem.

Segundo é você identificar o que gera custo na sua parte de armazenagem, por isso faça a conta geral do que você tem em mãos durante todo o processo de armazenagem.

Outra coisa é que você mais do que analisar os custos totais, você tem que avaliar separadamente o que te causa aquele custo de armazenagem.

Então você tem que ver por exemplo quanto tempo as empilhadeiras levam para estarem inutilizáveis e assim você faz com o resto da sua produção.

Você deve levar em conta todos os itens que estão em seu estoque, mas mais do que isso, levantar em conta seus gastos com funcionários também como:

  • Operadores de empilhadeira;
  • Supervisores;
  • Funcionários que recebem as entregas

Portanto é importante que você avalie os itens com base no preço e na depreciação e os salários que você paga a seus funcionários, já que eles são de sua responsabilidade também.

Como passar esse custo de armazenagem ao consumidor

Como você deve imaginar, várias coisas você deve avaliar de acordo com a vida útil e seus únicos custos mensais são os aluguéis e contas de água e energia, além dos funcionários.

Por isso é importante você saber o tempo de depreciação das coisas que estão no seu armazém para poder pegar o número de anos ou meses que duram e passar isso para custos mensais, tudo isso para ficar mais fácil seu cálculo do custo de armazenagem.

Então você adiciona a depreciação mensal dos itens no armazém, contas mensais e agregue um valor por possíveis perdas inesperadas de objetos que tem depreciação maior (Exemplo um palllet que cai da empilhadeira por não estar bem encaixado e quebra), e divida pelos produtos que você tem a sua disposição em estoque ou pelo menos faça uma média da capacidade de estoque do seu armazém.

Assim com tudo isso você terá o custo de armazenagem e repassará ao consumidor.

O importante é que você se lembre que o armazém é só uma parte dos seus custos, logo você não pode colocar seus lucros ainda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *