Já falamos sobre almoxarifado aqui, mas o fato é que muita gente não sabe qual a função do almoxarifado, pelo fato de que ele ainda não é um local tão valorizado ainda na empresa.

A verdade é que pouca se fala disso, geralmente se fala mais na faculdade e cursos de administração, até pelo fato de haver muita discussão sobre a importância dele na empresa.

Diferente do que muita gente pensa, o almoxarife não só estoca e cuida dos materiais que chegam ao almoxarifado, mas também o almoxarifado tem diversas outras funções na empresa, podendo inclusive ser um dos motivos da falência de uma empresa se não estiver bem organizado.

Procedimentos dentro de um almoxarifado

Há vários procedimentos que são adotados pelos almoxarifados das empresas e de fato não existe algo específico que diga qual deles é mais importante, já que cada um deles tem sua importância.

A primeira coisa é o controle de estoque no almoxarifado.

Como o próprio nome já diz, nesse caso as pessoas que trabalham ali vão controlar seja elas mesmas ou digitalmente o que entra ou sai da empresa, sendo essa então uma função importantíssima, já que essas pessoas vão dizer o que precisa comprar ou o que entrou no estoque do almoxarifado.

Isso é mais do que essencial, pois isso faz com que a empresa saiba o que precisa comprar ou não para o local e no caso de faltas de materiais, a empresa pode parar, assim como comprar sem necessidade gera gastos desnecessários para a empresa.

Outra função importante em um almoxarifado é o recebimento de produtos, já que isso não significa somente receber os produtos, mas outras coisas que não tão fáceis assim, dentre elas estão a conferência do produto em quantidade e qualidade e também a regularização do produto que entrou.

Uma das funções mais importantes dentro de um almoxarifado é a da armazenagem e nela se encontram 6 fases para se ter certeza que tudo será muito bem armazenado.

A primeira fase é a verificação se as condições do material que foi recebido estão boas, a segunda é identificar ele seja virtualmente ou pessoalmente, a terceira é guardar o produto onde está adequado e por fim informar onde está o produto cadastrando ele, para que no futuro seja utilizado.

As outras fases vem depois que o produto já foi armazenado, mas são muito importantes.

A quinta fase é a da verificação se o produto continua no local definido ou se foi retirado dali, se as condições dele e do local mudaram e se ele continua protegido de efeitos externos.

Por fim existe a separação para a distribuição, que o próprio nome fala por si só.

Uma das coisas a se destacar é que na hora do armazenamento dos materiais, são necessários alguns cuidados especiais para que nada saia fora do planejado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *