Antes de começarmos é bom se destacar que esses custos de armazenagem não estão divididos por ordem de importância, a ordem vai depender do tamanho da sua empresa, já que se for uma empresa grande, seu gasto com funcionários pode ser maior que o gasto com aluguel.

Outra coisa é que você e muitas vezes pode não ter os custos de armazenagem que vamos falar aqui, como por exemplo se você é dono do seu armazém não vai pagar aluguel, mas vai pagar IPTU, então vai mudar conforme sua situação.

Dito isso, é importante que você saiba na ponta do lápis quais são esses custos e também veja o outro texto de custos de armazenagem que já colocamos aqui, pois ele vai te ajudar mais, tendo coisas mais específicas.

Custos de armazenagem especificados

Os primeiros gastos que se deve pensar são os gastos estruturais, ou seja, aqueles que você terá vinculados à estrutura que você tem.

Como é de se imaginar, um dos custos mais caros para as empresas pequenas que não são donas do armazém onde depositam seus produtos ou matérias primas é o aluguel, por isso é o que mais deve ser levado em conta para pequenas empresas.

Fora o aluguel você também deve pensar nas contas que vão vir junto disso, como as contas de água e luz.

No caso de você ser dono do seu armazém, você deve pensar nos impostos vinculados a isso (IPTU principalmente), dentro dos seus custos de armazenagem.

Depois dos gastos estruturais, você deve pensar nos custos de armazenagem vinculados à mão de obra, que englobam todas as pessoas que trabalham no armazém.

Não se deve levar em conta apenas quem exerce o “serviço pesado” nesses casos, pois seja sua empresa pequena ou grande, ela sempre vai ter mais funcionários que isso.

Então leve em conta todos assistentes, auxiliares, conferentes, analistas, supervisores e muito mais, que estejam vinculados ao armazém.

Outra coisa que deve ser levada em conta nos custos é o custo com as máquinas e itens do armazém.

Já falamos sobre essas coisas no outro texto, mas basicamente, você deve ver a vida útil dos itens e dividir os anos ou meses para apenas um mês, assim você terá o custo mensal de manutenção ou troca do produto.

Além desses custos físicos, nós também temos os custos que não são físicos, mas que fazem parte.

Se você por exemplo usar um sistema de armazenagem seja ele digital ou não, ele sempre terá um gasto para você, então esse gasto deve ser contado e colocado na ponta do lápis sempre como custos de armazenagem, outro custo que acontece muito é o da gestão do estoque, esse também deve ser levado em conta, assim como todos os outros relacionados.

Por fim você não pode esquecer de outros custos de armazenagem, mas que são específicos do seu armazém e por isso não foram colocados aqui, como por exemplo se você parcelou os pallets e empilhadeiras.

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